Facas artesanais

Parece inquestionável que uma faca é uma ferramenta, um instrumento criado pelo homem para ser uma extensão perfuro-cortante de sua mão. (Campello, Augusto J. de Sá; Facas Brasileiras. 2ª edição).

No mundo globalizado, tudo passou a ser industrializado, as facas são encontradas em muitos modelos, tipos, e materiais, se repetindo nas prateleiras das lojas, nem sempre com a qualidade que se busca.

Uma faca artesanal é única, como materiais e estilo escolhidos pelo cuteleiro, mesmo em modelos semelhantes cada peça tem suas diferenças, seja na madeira, na disposição dos pinos no cabo, no material da lâmina ou na forma de têmpera.

O cuteleiro artesanal sempre busca aprimorar suas técnicas, melhorar as facas produzidas por ele, assim esta em constante evolução. Outro ponto relevante é a possibilidade de criar uma faca especifica para o cliente, tanto no formato da lâmina, como no peso, no tamanho e modelo da empunhadura e nas características de seu gume.

Pessoalmente considero uma faca artesanal uma ferramenta única, com propriedades otimizadas, desenvolvida para funções especificas, atingindo um nível de performance e beleza que não se consegue encontrar nas industrializadas.

4 opiniões sobre “Facas artesanais”

  1. Olá sou admirador dessa arte da cutelaria a tempos porem de um tempo pra cá venho fazendo minhas próprias lâminas com muito suor e empenho abaixo de muita pesquisa na net mas ultimamente não tenho conseguido suprir minhas dúvidas somente com as resposta pra terceiros pois minhas dúvidas muitas vezes não são as mesmas que eles. Você poderia por gentileza me suprir destas informações. Se puder meu email pra contato e dbz_10@hotmail.com. Desde já agradeço e aguardo resposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cutelaria de galpão