Cutelaria Artesanal

Às vezes é bem peculiar como um hobbie, ou atividade surge  na nossa vida. A cutelaria artesanal para mim surgiu bem ao acaso. Procurava  por uma boa faca para andar comigo dentro do carro, não queria um facão, e nem  um canivete, procurava por uma faca de porte médio.

Depois de muito procurar em diversos sítios de material de  camping e pesca, me deparei com a página de Jean Hugo Callegari, cuteleiro  artesanal, e fiquei muito curioso com as facas que ele fazia, artesanalmente.

Resolvi que iria mais a fundo nesse mundo da cutelaria, comecei  procurando na Internet, e logo encontrei o fórum do E-zine, e lá o apoio e  material necessário para o inicio do aprendizado.

Depois de algum tempo surgiu o FCA (www.cutelariaartesanal.com.br/forum),  e com a ajuda dos amigos desta casa, tenho aprendido e evoluído na cutelaria  artesanal. A caminhada ainda é longa, mas a cada nova faca a paixão aumenta e a  perspectiva de um trabalho melhor acompanha essa paixão.

Sempre gostei de  lâminas, fossem elas de canivetes, facas ou facões, para mim é indispensável a  sua companhia, tanto que não saio de casa sem um canivete no bolso, e isso já  ocorre a muito tempo.

Agora, com a integração com o mundo da cutelaria artesanal,  nosso conhecimento aumenta, muitos mitos são desfeitos, e paradigmas quebrados,  a o mais importante, passei a valorizar ainda mais uma faca, principalmente as  artesanais, pois conheço o trabalho de diversos amigos cuteleiros, seu empenho  e dedicação para a confecção de cada lâmina.

Hoje, esse mundo da cutelaria artesanal vem sendo desmistificado  no Brasil, é grande o número de pessoas interessadas em aprender sobre essa nobre  arte, que acompanha o homem desde os tempos mais antigos da humanidade.

Não há o que pague você confeccionar sua própria faca, ver o  aço se moldando, fazer todas as etapas, modelar a madeira para o cabo, e enfim empunhar  a sua criação.

 

Francisco Samuel Lemke.

4 opiniões sobre “Cutelaria Artesanal”

  1. Francisco,

    Gostei muito do texto.
    Também estou me preparando para me embrenhar neste fantástico mundo da cutelaria artesanal.
    Seu trabalho é muito bom e através de seu site descobri o site Jean Hugo Callegari que também é fantástico.
    Espero um dia poder fabricar minhas próprias facas e quem sabe poder comercializá-las. Com certeza seria maior o prazer da produção do que o da venda.
    Espero poder contar com pessoas como você para me direcionar no caminho das pedras.

    Grande abraço!

    Jucimar Pereira
    Cuiabá/MT

    1. Jucimar, que ótimo o amigo estar interessado na nobre arte. Estou aqui para o que precisar. No início, a caminhada pode parecer longa, mas ao terminar tua primeira faca, já estará apaixonado pela cutelaria. Eu participo do FCA, fórum serio, voltado ao iniciante na cutelaria. Faça tua inscrição, tem bastante gente da tua região participando por lá. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cutelaria de galpão