A forja

Pessoal, no iníco a primeira questão do novo aprendiz de cutelaria é a fonte de calor, a forja, que parece ter mil segredos e pontos a serem vistos e revistos. Após as pesquisas e muita leitura sobre a confecção de uma forja no FCA e no E-Zine eu adquiri os materiais e me puz a “fabricar” a minha forja.

O corpo é de um extintor de 8 kilos (pó químico), a manta é refratária para até 1200º C, utilizei lajotas refrátarias para o piso da forja, assim ganho na coservação do calor interno. As outras partes foram ganhas ou compradas, não teve um investimento muito alto e me atende perfeitamente.

4 opiniões sobre “A forja”

  1. Quais seriam os outros materiais ou partes necessárias para construir a forja artesanal com tu fez?

    Um vasilhamente de extintor de incêndio de no mínimo 8kg, lajes refratárias, os canos são de quantas polegadas?
    Bujão de gás?
    Torneira ou algo parecido para controlar a quantidade de emissão de gás liberado?

    1. Senmis, obrigado pelo contato.
      Amigo não tem uma fórmula correta, o principal são o extintor, a manta refratária e as lajotas refratárias, o resto tem várias maneiras de fazer.

      Eu usei canos galvanizados de 1 polegada, um regitro de esfera da mesma medida, e para a passagem do gás um cano de freio, se não me engano de fusca, era sucata da oficina.

      Mas se tiver curiosidade ou vontade de aprender mais da uma passada e se registra no fórum, lá tem tutoriais da forja, incluindo o meu e muitos outros interessantes!

      http://www.cutelariaartesanal.com.br/forum

      1. Ola, gostaria de saber que tipo de turbina é esta e como adapto ela na minha forja? Se puder manda um video via email seria muito bom e tambem para manter contato, sou novo na area. Muito obrigado e boas festas.

        1. Christopher, obrigado pelo contato.
          Essa turbina era de uma forja a carvão, não sei de onde saiu. O mais comum, usado em forjas a gás, é o secador de cabelos, vários amigos cuteleiros usam ele como soprador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *